As Olimpíadas são um evento que todo país deseja receber , pois é um encontro de culturas e diversidade, geram empregos e deixam um legado importante no campo social e esportivo, incentivando o país a se tornar uma potência esportiva.
Os jogos contam com a disputa de 42 esportes olímpicos em 19 dias de competição. 306 provas valerão medalhas, entre elas 136 femininas, 161 masculinas e 9 mistas. Os esportes são:
O evento acontecerá na cidade maravilhosa do dia 5 ao dia 21 de agosto de 2016 e isso fez com que o Rio de Janeiro se preparasse com 12 centros de treinamento de diversas modalidade, 261 centros de iniciação do esporte, 46 pistas oficiais de atletismo e 10 instalações olímpicas, além de equipamentos de ponta.
Essa comemoração é o momento em que nossos atletas têm para brilhar, serem victos e reconhecidos por toda dedicação que tiveram nesses 4 anos.
Apesar de existir desde dezembro de 2006 uma lei de incentivo ao esporte, o Brasil está longe de ser um país que incentiva o esporte e dá suporte a seus atletas. Ter um evento desse porte em terras brasileiras traz um sentimento de união do povo, uma sede de conquista dos atletas e um pouco de alegria e esperança em meio ao cenário crítico que se vive.
A tocha
"A Chama Olímpica é um importante simbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertua" Da pra ver a tocha em 360º graus e saber um pouco mais sobre sua história no site https://www.rio2016.com/tocha-sobre
Ela está passando por diferentes cidades do país e até o dia da abertura ainda passará pelos estados: Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rodonia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Parana, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Para conferir todo o trajeto ja feito e as cidades que receberão a tocha, é só acessar https://www.rio2016.com/tocha-celebracoes
Porém, mesmo com todos esses lados positivos as Olimpíadas causam preocupação em muitas pessoas, pois o governo gastará R$ 38,2 bilhões, teve de desocupar áreas de moradia para a realização de obras e muita gente alega que a cidade não está preparada para cediar o evento.
A Bahia de Guanabara, local onde será competida a prova de Vela, gerou polêmica nacional e internacional, pois, segundo os atletas, a bahia está extremamente poluída ao ponto de trazer problemas para a navegação e até mesmo risco de saúde para os atletas.
O evento traz opiniões muito divergentes, outras pessoas nem ao menos estão se interessando e a mídia está silenciosa com relação à tudo isso, o que é no mínimo intrigante.
Esses fatores são uma penas, pois será um momento mágico, que todos as pessoas do país deveriam ter a oportunidade de participar pelo menos um pouco. Eu digo isso, pois estava presente na copa do mundo de 2014 e é uma energia surreal, um clima de muita festa, alegria, diversidades e algo que tenho certeza que guardarei na minha memória com muito carinho.
O mais próximo que o Brasil já conseguiu estar do pódio olímpico foi o 16º lugar, nas olimpíadas de 2004 em Atenas. Quem sabe esse ano a gente não chega mais perto, né?
Praticamente não achei vídeos sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016, mas a globo fez esse clipe que chega a dar até um arrepio! Deixo pra vocês, espero que tenham gostado.
Beijos,
Carolina Huertas




Que venham os jogos =)
ResponderExcluir