quinta-feira, 10 de março de 2016

10 propagandas de empoderamento feminino


O mundo publicitário é dominado por mensagens machistas e isso não é novidade pra ninguém, mas no meio desse mar problemático de objetificação feminina tem surgido algumas luzes no fim do túnel!! O post de hoje da semana da mulher, é um top 10 de propagandas de empoderamento feminino que me enchem de esperança : 

1 - Always #Likeagirl


A propaganda da marca de absorventes Always, aborda a questão da expressão "como uma garota" ser usada com insulto. Ela questiona garotas na adolescência e na infância, mostrando na diferença das respostas, como na chegada da adolescência a autoestima feminina tende a praticamente sumir. Crescemos escutando tanto que fazer algo "como uma garota" é ruim, que esquecemos que não passa de uma simples fala machista. "Eu faço tudo como uma garota, porque eu sou uma garota e isso não é algo do qual eu deveria ter vergonha, então eu vou fazê-lo de qualquer maneira." Eu AMO essa propaganda♥

2 - Dove: Seu cabelo, sua escolha.



O comercial da dove vem pra lembrar que independente do seu estilo, sua raça, sua profissão, sua cor ou idade, você tem a liberdade de usar seu cabelo como você QUISER. "9 em cada 10 mulheres se sentem pressionadas a usar o cabelo de um certo jeito.". Não escute o que os outros falam, o cabelo é seu e o que importa é o seu bem estar.


3 - Barbie: Imagine as Possibilidades 


A Barbie, para surpresa de alguns, veio com esse comercial dizendo às meninas que elas podem sonhar em ser o que elas quiserem, independente da profissão. O slogan é "Você pode ser tudo que quiser", podemos até fazer uma referencia a frase "Lugar de mulher é onde ela quiser" e é inspirador ver nossas crianças crescendo com essas ideias. O pensamento de que existem trabalhos masculinos e femininos tem que ficar para trás. 

4 - Quem disse berenice: É pra mim!



A marca chega pra dizer não a todos os "não"s impostos às mulheres. Desde "Você não deve usar batom vermelho" até "Mulher não deve pagar a conta". Risque os nãos da sim vida você também.

5 - 1915 ou 2015? 


Esse infelizmente eu não consegui achar uma versão em português, mas eu tive que colocar porque me arrepia. "Parece 1915, mas é 2015" Essa foi uma campanha criada para promover o filme "As sufragistas" que como já disse por aqui, conta a história das lutas das mulheres para conseguirem o direito ao voto. Durante o vídeo a produtora pede para as garotas lerem manchetes e dizerem se elas eram de 1915 ou 2015, todas responderam 1915, mas todas as frases eram de 2015, contando uma realidade quase inacreditável. O vídeo termina com a pergunta, "Qual a sua esperança para a geração futura de mulheres?" Temos que fazer algo hoje, para que elas tenham um futuro melhor.

6 - Elle: More women #ellenfeminist

Esta campanha da Elle consegue mostrar sem fala nenhuma, como nos dias de hoje ainda representamos um número muito pequeno quando se tratam de grandes cargos. #MoreWomen é um incentivo as mulheres a ocuparem cargos de poder. #WeCanDoIt 

7 - #DearDaddy 



Provavelmente você já viu esse vídeo, pois ele viralizou na internet, sendo compartilhado por milhões de garota. A narração é feita por uma menina e ela conta para o pai os perigos que ela vai correr pela vida simplesmente por ser mulher, faz um apelo para que ele tente evitar isso ao máximo parando de reproduzir machismo. Eu chorei a primeira vez que eu assisti, é o meu favorito. O sucesso se deu porque ele não conta nada menos que a verdade e todas as sensações ruins que sentimos. 

8 - GoldieBlox & Rubie Goldberg "Princess Machine"


Esse é incrível!! E vem destruindo o conceito de "brincadeira de menina" e "profissão de menino", a marca Goldie Blox e seu Kit de Brinquedos Para Futuras Engenheiras ficou famosa em 2013 por essa propaganda sensacional. Meninas não precisam apenas brincar de boneca ou casinha e virarem dona de casa, quem de nós quando pequena não teve uma cozinha de brinquedo? Irônico né? Mas as coisas estão mudando, meninas podem sonhar com a profissão que quiserem desde pequenas. 

9 - Verizon - Inspire her mind 

 

Verizon é uma empresa americana de telecomunicação e essa propaganda mostra Samantha desde criança mostrando interesse pela ciência mas sempre sendo desestimulada pelos pais por ser uma garota, até que na 4º série ela ignora o anúncio da feira de ciências e usa o reflexo do vidro para passar batom. A empresa lembra que pequenos incentivos são sempre válidos para um grande futuro, chega de machismos papais. O vídeo termina com a seguinte frase "Nossas palavras podem ter um grande impacto. ( 66% das garotas da 4º série dizem gostar de ciências e matemática.). Não é hora de dizer que ela é lindamente brilhante também? (Mas apenas 18% dos estudantes das maiores faculdades de engenharias são mulheres.). Encoraje-a a amar a ciência e a tecnologia, e isso vai inspirá-la a amar o mundo."

10 - Frozen - A Musical feta Disney Princesses


Pra descontrair, escolhi por último esse vídeo das princesas da Disney, quem "despertadas" por Anna de Frozen, questionam o esteriótipo das princesas, o fato delas sempre largarem tudo por seu "amor", esperarem os homens salvarem o dia, "Porque continuar acreditando que homens salvarão o dia, eu posso ser a heroína e fazer do meu jeito", "Eles estão errados, somos fortes.".

Espero que tenham gostado pois esse foi um dos posts que eu mais gostei em fazer!! Acredito muito nas publicitárias que estão chegando no mercado agora, nos temos o poder e o dever de mudar esse cenário da publicidade.

Obs. Pra quem nunca percebeu que o mundo das propagandas é extremamente machista, segue vídeo explicativo:

Nós podemos fazer o que quiser, ser o que quiser, sempre♥
#WeCanDoIt Girllllllls 

Beijos, 

Carol Huertas 



0 comentários:

Postar um comentário